domingo, 9 de março de 2014

SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS DE BAIXO CUSTO

SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS DE BAIXO CUSTO

 

Davidson Eimard de Lemos1, Fernanda Diniz Gonçalves2, Filipe Tyson Moraes Sebastião3, Laiane Kele Ferreira4, Pedro Henrique Mota Pedra5 e Vanessa de Freitas Teles6

 

Orientadora: Márcia Rodrigues Marques7

 

1 Graduando do curso de Engenharia Ambiental do UNI-BH, Belo Horizonte, MG, davidsonlemos@yahoo.com.br

2 Graduando do curso de Engenharia Ambiental do UNI-BH, Belo Horizonte, MG, nandadiniz03@hotmail.com

3 Graduando do curso de Engenharia Ambiental do UNI-BH, Belo Horizonte, MG, filipetyson@yahoo.com.br

4 Graduando do curso de Engenharia Ambiental do UNI-BH, Belo Horizonte, MG, laikele1@hotmail.com

5 Graduando do curso de Engenharia Ambiental do UNI-BH, Belo Horizonte, MG, Pedro-hmp@live.com

6 Graduando do curso de Engenharia Ambiental do UNI-BH, Belo Horizonte, MG, vanessa.freitasteles@hotmail.com

7 Professora orientadora do trabalho, marcia.rodrigues@prof.unibh.br

 

INTRODUÇÃO

 

Está comprovado que o volume de água doce e limpa está se reduzindo em todas

as regiões do mundo, inclusive no Brasil. Desta forma o consumo exagerado das reservas naturais de água está sendo maior do que a natureza oferece, e a poluição produzida pelo homem está contaminando e diminuindo cada vez mais essas reservas, além da degradação do meio ambiente, que tem resultado na diminuição drástica de suas reservas.

Diante de tais fatos, observa-se a necessidade de preservação do meio e a inserção de sistemas alternativos de captação de água. Foi nesse cenário, que o presente trabalho buscou utilizar uma alternativa de captação e reutilização da água da chuva que pode ser uma importante fonte de economia, se bem aproveitada, pois essa água pode ser usada para fins chamados de “não-nobres”, como molhar plantas, dar descarga no banheiro, lavar o quintal, ter uma reserva contra incêndio, recarregar aquíferos, limpar a casa, etc.; além de contribuir com o meio ambiente, pois amenizam os efeitos da impermeabilização do solo, como as enchentes e inundações trazendo um alívio no sistema de drenagem urbana e contribuindo para a diminuição do acúmulo de água.

Sendo assim, este trabalho foi desenvolvido com o intuito de utilizar o sistema de captação de águas pluviais de baixo custo na Escola municipal Francisco Magalhães Gomes localizada a Rua Mamoeiros, nº 98, Bairro Vila Clóris, Belo Horizonte, Minas Gerais, como um instrumento de Educação Ambiental. A escola foi inaugurada em agosto 1994 com 370 alunos, na gestão do prefeito Patrus Ananias. O  nome da escola é em homenagem ao professor de mesmo nome que lecionou Física na Universidade Federal de Minas Gerais e foi um dos pioneiros do estudo e pesquisa sobre energia nuclear no Brasil.

Tornou-se comum dizer que a escola pública está em crise, desmoronando e fadada até mesmo ao desaparecimento. Porém, esta instituição mantém uma rara e enorme capacidade de sobrevivência, buscando atualizar-se junto às mudanças sociais, tecnológicas e culturais. Por isso, a necessidade de conscientizar os alunos a ter uma postura sustentável de maneira a melhorar tanto o ensino quanto a disciplina dos mesmos com relação ao Meio Ambiente.

De maneira geral a captação de águas pluviais ainda não foi difundida de forma que atinja níveis satisfatórios. Pela falta de percepção da população ou pela falta de uma alternativa de fácil aplicação e baixo custo.

Implantando o sistema de captação de águas pluviais na escola citada existe a possibilidade de disseminar a ideia de aproveitar essas águas para fins não potáveis. E também,  a construção assim como a utilização do captador está sendo usado como material didático para auxiliar as aulas de educação ambiental.

Com a utilização das águas pluviais verifica-se também uma redução no uso de água potável e, consequentemente,  uma economia que se reflete nos valores das contas de água. É importante notar que com essa iniciativa ocorre a proteção de um bem natural, a água, assim como a redução das contas públicas.

 

MATERIAL E MÉTODOS

 

Para mostrar quão importante é a questão da captação e utilização da água pluvial foram colhidas informações da  topografia local, para a qual foi elaborado um mapa de localização da escola, indicando que ela está em um grande centro urbano. Foram desenvolvidas metodologias capazes de responder os questionamentos relacionados a utilização consciente da água. Para isso, foi utilizado o método de pesquisa em literaturas, sites, vídeos e outros projetos já existentes sobre o assunto para a consulta e comparação de dados.  Foi elaborado um protótipo do sistema de captação de águas pluviais elaborado na Escola em questão. Local escolhido, pelo envolvimento de outras pessoas (alunos, professores e demais funcionários). Uma maneira de levar tal situação ao conhecimento da comunidade em geral.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

Os resultados obtidos foram muito bem satisfatórios. Primeiramente, o principal objetivo foi alcançado: o de desenvolver um sistema de captação de água de baixo custo junto com os alunos na escola Municipal Francisco Magalhães.

A apresentação para a comunidade escolar foi muito bem aceita. Pessoas como professores, funcionários e colaboradores viram que é possível fazer, de maneira simples e acessível, uma opção para armazenamento de água, que contribui com o meio ambiente.

Também foi observado o aprendizado das crianças sobre a conservação preservação da água doce. Eles se envolveram e aprenderam que com atitudes simples eles podem começar a mudar todo um histórico de desperdícios e descaso com os recursos não renováveis, como em questão, a água.

Um dos objetivos era também medir o quanto o captador de águas poderia contribuir na escola para a economia de água,mas até a conclusão deste trabalho, não havia ocorrido uma chuva que contribuísse de maneira substancial para a coleta de dados comparativos. Mas a pouca água captada já está sendo utilizada pelos próprios alunos para molharem o jardim e a horta da escola.

Captador construído juntamente com os alunos

 

CONCLUSÃO

 

O estudo realizado permitiu observar a importância da utilização do sistema de captação de águas da chuva, que proporciona, economia e preservação do meio ambiente, através do reuso da água e utilizando materiais de baixo custo.

A tecnologia é simples e os equipamentos podem ser manufaturados artesanalmente sendo possível até mesmo ser construído pela própria população, como foi feito na escola.

De maneira geral a captação da água pluvial ainda não é difundida de forma que atinja níveis satisfatórios, hora pela falta de percepção da população ou hora pela falta de uma alternativa vantajosa, de fácil aplicação e baixo custo. A opção descrita neste estudo mostra a importância, aplicabilidade e praticidade em se realizar a captação da água pluvial com o sistema em questão.

Tal projeto, se incentivado pelos órgãos públicos, pode ser aplicado nas escolas, como forma de divulgação e ensino, e estendido á residências de famílias com baixa renda, por seu custo ser acessível e de simples montagem. Também pode-se citar que se uma grande parcela da população aderisse a ideia da captação de água pluvial, haveria uma redução significativa no escoamento superficial, auxiliando na prevenção de enchentes.

Com o intuito de contribuir com o futuro do nosso planeta, é preciso ensinar e incentivar as nossas crianças, tal como foi feito na escola, a uma postura mais correta em prol da conservação do meio ambiente.

 

AGRADECIMENTOS

 

Agradecemos primeiramente a Deus, além dos agradecimentos às seguintes instituições e pessoas, sem as quais o presente trabalho teria sido impossível:
- À professora Márcia Rodrigues Marques pelo incentivo ao desenvolvimento deste trabalho;
- À Escola Municipal Francisco Magalhães Gomes por ceder o espaço e os materiais utilizados, em especial aos diretores Manoel Teixeira Pantuzzu e Frederico Brandão Araújo, além alunos da escola integrada e ao funcionário Manoel Ferreira dos Santos.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

ABCMAC. Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva.

Disponível em: http://www.abcmac.org.br Acessado em Outubro  2011

 

BIBLIOTECA VIRTUAL DE TROPICOLOGIA (2008) – Construção de barragem subterrânea. Disponível em: http://www.tropicologia.org.br/CO

NFERENCIA/img_1999agua/img09.gif Acessado em: Novembro de 2011

 

COSTA, W. D. Barragens subterrâneas: uma intervenção de baixo custo para a Região Semi Árida Nordestina. 11 p. (s.d).

Disponivel em: http://www.feb.br/cursos_engcivsc/Monogafia.pdf Acessado em: 10 de outubro 2011

 

Disponivel em: http://www.sempresustentavel.com.br

Acessado em: setembro 2011

 

Disponivel em: http://ufrgsweb.ufrgs.br/node/567

Acessado em: novembro 2011

 

FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO (2008) - Açude de água para consumo humano.

Disponível em: http://www.fundaj.gov.br/docs/tropico/desat/josu1712.gif, Acessado em: setembro 2011

 

GROUP RAINDROPS. Aproveitamento da Água de Chuva. Editora Organic Trading, 1ª Edição, Curitiba, 2002.

 

MONTOIA, P. Água, o ouro azul do nosso século. In: Moderna – Livros Didáticos

 

O2 ENGENHARIA (2008) – Áreas de atuação: aproveitamento de água de chuva.

Disponível em: http://www.o2engenharia.com.br/aproveitamento_agua.htm, Acessado em: Outubro. 2011

 

OBSERVADOR (2008) – Cisterna adaptada para agricultura. Disponível em:

http://observador.blogbrasil.com/Saladini_CisternaWEB.jpg, Acessado em: Outubro. 2011.

 

PORTAL DO VOLUNTARIO HSBC (2008) – Tecnologia aplicada na agricultura irrigada. Disponível em:

http://www.portaldovoluntariohsbc.com.br/charles/press/FCKUploads/Image/mandala.j, Acessado em: Outubro. 2011.

 

ROTARY INTERNACIONAL – DISTRITO 4490 (2008) – Cisterna para captação de águas pluviais, utilizada no semi árido brasileiro. Disponível em:

http://www.rotary4490.org/2006.7/www.rotary4490.org/images/fotos/cisterna.jpg, Acessado em: Outubro. 2011

 

SITE ENGENHARIA (2008) – Caneleta para captar águas laterais das estradas.

Disponível em: http://www.sitengenharia.com.br/Setores_arquivos/sol_ph01.jpg, Acessado em: Outubro. 2011

 

Sociedade do Sol – Organização Não Governamental. Manual de Instrução de Manufatura e Instalação Experimental da Minicisterna Para Residência Urbana.

Disponível em: <http://www.sociedadedosol.org.br/>. Acesso em 12 de outubro de 2011.

 

TOMAZ, P. Aproveitamento de Água de Chuva. ed. 2º. São Paulo: Navegar. 2003

 

GOUVELLO, C. Estudo de Baixo Carbono para o Brasil. Brasília: Banco Mundial, 2010.

 

 fonte: internet

 


 
 
O amor que remove montanhas,
o amor que inspira a todos a desejarem um mundo melhor,
o ser humano que ama a todos como a si mesmo,
e que deseja apenas ser  . . . ser luz  e finalmente
 encontrar  o Reino de Deus
em seu coração !!!
 
Irene Ibelli 
Empreendedora Digital, Humanista e Espiritualista
Eleita Cidadã Planetária Pelo Projeto
Vôo da Águia

Nenhum comentário:

Postar um comentário