sexta-feira, 18 de abril de 2014

7 dicas para uma casa mais sustentável

casa-sustentavel
 
7 dicas para uma casa mais sustentável
 
            A sustentabilidade é um conceito super atual que vem ganhando força, principalmente nos países mais desenvolvidos. Os conceitos de sustentabilidade compreendem a utilização dos recursos naturais para suprir nossas necessidades sem esgotar estes recursos, para que possam também suprir as necessidades das gerações futuras. Este desenvolvimento sustentável global pode ser aplicado, e deve, na micro escala, ou seja, podemos aplicar soluções sustentáveis em nossa casa, com ações simples e de baixo custo, muitas vezes apenas com uma mudança comportamental. A casa sustentável além de cumprir com seu papel de responsabilidade social e ambiental também irá, no médio prazo, significar uma relevante economia nos custos de água, energia elétrica e alimentação.
 Separamos alguns exemplos de soluções sustentáveis que vamos adotar e que podem ser aplicados em sua casa:
 
 Energia Solar
A instalação do sistema para aproveitamento da energia solar fotovoltaica (também chamada de energia solar térmica) em residências vem se popularizando nos últimos anos e isso tem provocado uma redução no preço dos equipamentos e aumento da oferta de mão de obra especializada. O sistema de aquecedores solares permite economizar com a conta de energia elétrica utilizando uma fonte de energia renovável que contribui para a preservação dos recursos naturais do planeta. Para instalar a energia solar residencial é necessário procurar uma empresa especializada que vai avaliar a residência e fazer um pequeno projeto com as reformas e equipamentos necessários. O ideal é pensar na utilização da energia solar antes de construir a casa. Mas isso não impede que o sistema seja instalado em uma casa que já esteja pronta. O custo aumenta um pouco, mas não é nada que assuste. A captação da energia solar para aquecimento da água utilizada em chuveiros, torneiras e banheiras é o uso residencial mais comum da energia solar e os custos de implantação são muito menores do que muitas pessoas pensam, em torno de R$ 3000,00, dependendo do tamanho da casa e do número de moradores. Especialistas calculam que o custo de instalação do sistema de energia solar residencial costuma se pagar entre um ano e um ano e meio depois da instalação.
 
 Aproveitamento de água da chuva
 É preciso construir um sistema para captação, filtragem e armazenamento da água. A captação é feita com a instalação de um conjunto de calhas no telhado, que direcionam a água para um tanque subterrâneo ou cisterna, onde ela será armazenada. Junto a esse reservatório, é necessário instalar um filtro para retirada de impurezas, como folhas e outros detritos, e uma bomba, para levar o líquido a uma caixa d’água elevada separada da caixa de água potável. Embora não seja própria para beber, tomar banho ou cozinhar, a água de chuva tem múltiplos usos numa residência. Entre eles, a rega de canteiros e jardins, limpeza de pisos, calçadas e playground e lavagem de carros (gastos que representam cerca de 50% do consumo de água nas cidades), além de descarga de banheiros e lavagem de roupas. Para isso, no entanto, é preciso alterar as tubulações já existentes e construir um sistema paralelo ao da água potável.
 
 Uso de vasos sanitários com sistema inteligente de descarga
Bacias sanitárias ou caixas acopladas para vasos sanitários já são desenhadas para utilizarem no máximo 6 litros de água por descarga, antes com o sistema de válvulas esse volume chegava a 15 litros. Mas esta economia pode ser ainda maior se você instalar uma caixa acoplada com duplo botão de acionamento, uma opção para reduzir ainda mais seu consumo este sistema despeja 3 ou 6 litros de acordo com a opção de uso: menos água para resíduos líquidos, mais para sólidos, ou seja, se os dois botões forem apertados ao mesmo tempo eles descarregam 6 litros para a descarga. Isto lhe trará uma grande redução em seu consumo mensal de água.
 
Horta orgânica
 A horta é um local onde podemos cultivar vários tipos de verduras e legumes que são ricos em sais minerais e vitaminas indispensáveis para o organismo humano. Nela também podem ser plantados temperos e ervas medicinal no meu caso vou plantar temperos e algumas ervas para chá. Além de ser uma fonte alimentar livre de agrotóxicos é um importante local de relaxamento que proporciona contato com a terra e a natureza e o prazer de produzir algo, sem falar da economia que podemos conseguir quando cultivamos nossos próprios alimentos.
 
Vamos as dicas para montar uma horta orgânica:
Procura utilizar uma área sem muito movimento. Se você tiver animais, coloque uma cerca de bambu, madeira ou outro material para que eles não entrem. Escolha um lugar que receba muito sol, limpe a área que será plantada, você precisa tirar as ervas, o capim, as plantas velhas e as pedras. Aproveite esses resíduos naturais para produzir seu próprio adubo natural, que pode ser alimentado com seu lixo orgânico como cascas de frutas e verduras, formando o terriço. Are a terra quando tiver limpado o terreno, ou seja, revirar a terra para deixá-la mais fofa, com a terra úmida utilize enxada ou arado para remover bem. Feito isto, coloque adubo natural na terra para que ela seja mais fértil e seu cultivo cresça facilmente. Espalhe uma camada de 4 cm de adubo e misture bem com a terra da superfície. Para plantar, faça um desenho da sua horta, com sulcos a cada 30 cm (valas) paralelos e em todo comprimento da horta, agrupando cada verdura, tempero ou legume em uma fileira, desta forma, sua horta terá uma estética legal e ficará integrada ao seu jardim.
 
Gramado e Arborização no terreno
Dentro do conceito de sustentabilidade, no qual precisamos reduzir os impactos de nossa casa para o meio ambiente, manter um gramado e uma arborização no terreno de sua casa é muito importante. O gramado ainda ajuda a manter o solo permeável, ou seja, permite que a água da chuva infiltrar no solo e evita as enxurradas, além disto, deixa seu terreno muito mais bonito e homogêneo. A arborização dá sombra, refresca sua casa e reduz os gastos com ar condicionado, além da absorção de carbono, refletindo num micro ambiente mais equilibrado.
 
Iluminação de Jardim com Energia Solar
 Já existem no mercado luminárias independentes com leds para jardim. Elas acendem automaticamente quando o sol se põe, e são alimentadas por uma bateria que carrega durante o dia, através da energia solar, isto não é incrível. Você ilumina todo o seu jardim, ajuda o meio ambiente e não tem custos com energia elétrica. A iluminação solar é a melhor relação custo/benefício que se pode ter. O investimento é baixo e único. Você só precisa fincar as luminárias no seu jardim, em local que receba luz solar direta e deixar o resto por conta da tecnologia.
 
Separação do lixo reciclável
Dentro deste conceito de sustentabilidade o qual estamos debatendo e apresentando diversas ações, não poderíamos deixar de citar a separação do lixo reciclável. Este é um procedimento muito simples, você só precisa ter quatro lixeiras diferentes e se habituar a separar o lixo no momento que for descartá-lo. Primeiro você precisa se certificar de que existe coleta seletiva no bairro ou uma daquelas lixeiras comunitárias coloridas para os diversos tipos de lixo, depois basta você começar a separar o lixo orgânico (coleta normal destinada a aterros sanitários) do lixo reciclável, plásticos, vidros e papel. Se você possui uma horta poderá descartar cascas de frutas e verduras neste local, as quais servirão de adubo para fortalecer sua horta.
 
 Fonte: Construindo Minha Casa

 
 
O amor que remove montanhas,
o amor que inspira a todos a desejarem um mundo melhor,
o ser humano que ama a todos como a si mesmo,
e que deseja apenas ser  . . . ser luz  e finalmente
 encontrar  o Reino de Deus
em seu coração !!!
 
Irene Ibelli 
Empreendedora Digital, Humanista e Espiritualista
Eleita Cidadã Planetária Pelo Projeto
Vôo da Águia

Nenhum comentário:

Postar um comentário