terça-feira, 22 de abril de 2014

O DIA DA TERRA - O FUTURO EM NOSSS MÃOS!!!

No Dia da Terra, entenda por que estamos cometendo suicídio coletivo

112 No Dia da Terra, entenda por que estamos cometendo suicídio coletivo

Criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson em 1970, o Dia da Terra é comemorado no mundo todo em 22 de abril. A ideia para esta data é a reflexão sobre os problemas ambientais do nosso planeta com o intuito de encontrar respostas para um futuro promissor.

Longe disso, estamos caminhando atualmente para o colapso alimentar e para catástrofes naturais impulsionadas pelo aquecimento global que é, em grande parte, causado pela ação do homem.

No Dia da Terra, sugiro que você faça mais que abraçar árvores e comece a pesquisar onde está a causa de grande parte dos problemas ambientais que temos no cenário atual. Para esta data, que nos faz pensar em um assunto tão importante, resolvi escrever sobre um documentário que acredito ter tudo a ver com o assunto.

Para que não reste dúvidas: terráqueo é todo aquele que habita a Terra. Nós chegamos muito depois da maioria dos animais, no entanto, dominamos o planeta e escravizamos os outros terráqueos e assim continuamos fazendo. Este comportamento hostil e ofensivo traz uma série de problemas que vão além da crueldade com que tratamos os outros animais deste planeta.

Em 2010 e 2013, a Organização das Nações Unidas (ONU) colocou em relatórios que a alimentação sem produtos de origem animal é a mais eficiente para o planeta (veja aqui). Além de causar muito menos impacto ambiental, uma alimentação baseada em vegetais poderia ter evitado 70% das doenças modernas, também segundo a ONU (veja aqui).

O crescimento populacional e o apetite por proteína animal dos países emergentes vai nos levar a um cenário de fome ainda pior do que aquele que vemos hoje. Enquanto alimentamos animais considerados de consumo com milho, soja e outros grãos, crianças morrem de fome em países onde as pessoas têm menos recursos financeiros. Estamos produzindo comida para alimentar cerca de 70 bilhões de animais que são abatidos todos os anos para a alimentação, 10 vezes mais indivíduos do que a população da Terra. Seria muito mais fácil e inteligente alimentar pessoas e não a pecuária. Gastamos muito mais proteína vegetal, água e recursos ambientais para alimentar gado e outros animais e temos em troca muito menos em proteína de origem animal. Ainda que não fosse cruel, continuaria sendo suicídio coletivo e consentido manter um sistema tão ineficiente de produção de alimentos.

Earthlings (Terráqueos) é um documentário lançado em 2005 com narração do ator indicado ao Oscar Joaquin Phoenix e trilha sonora do músico Moby. O filme aborda de forma dura e verdadeira nossa relação com os outros moradores deste planeta. Recomendo que você assista e tire suas próprias conclusões: www.terraqueos.org.

fonte: http://entretenimento.r7.com/blogs/fabio-chaves/

 
 
 
O amor que remove montanhas,
o amor que inspira a todos a desejarem um mundo melhor,
o ser humano que ama a todos como a si mesmo,
e que deseja apenas ser  . . . ser luz  e finalmente
 encontrar  o Reino de Deus
em seu coração !!!
 
Irene Ibelli 
Empreendedora Digital, Humanista e Espiritualista
Eleita Cidadã Planetária Pelo Projeto
Vôo da Águia
 

O Deus que existe em mim saúda o Deus que existe em você.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário