segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Qual o papel do Ser Humano no planeta?

Qual o papel do Ser Humano no planeta?

Toda vida existe por algum significado. Cada ser do planeta, em todos os seus Reinos (Reino das Plantas, Reino dos Animais, Reino dos Fungos, Reino Protista e Reino Monera) exercem uma função para o equilibrio e evolução da vida. Até mesmo os minerais, a água, o ar e o fogo contribuem para a caótica harmonia da vida. Mas, diante de tantas atrocidades e devastação que a nossa civilização tem provocado ao planeta, como podemos interpretar a contribuição do Ser Humano neste movimento de expansão e evolução?

O Planeta é vivo: Teoria de Gaia

Criada em 1969 pelo cientista e ambientalista inglês James Ephraim Lovelock, com apoio da bióloga norte-americana Lynn Margulis, a Teoria de Gaia defende que nosso planeta é um gigantesco organismo vivo, capaz de se auto-regular e se adaptar para garantir a manutenção da vida. Apesar da nossa percepção de vida dificultar a compreensão do Planeta como um ser vivo, atualmente esta teoria é amplamente aceita por muitas comunidades científicas.
gaia-grid
As evidências são muitas. Um delas trata da composição da atmosfera, que parece depender da atuação dos seres vivos do planeta. Pesquisas comprovaram que sem a presença dos seres fotossintetizantes (as plantas por exemplo), o teor de gás carbônico (CO2) na atmosfera seria altíssimo, enquanto que nitrogênio (N2) e oxigênio (O2) teriam concentrações muito baixas, impossibilitando a manutenção da vida. Desta forma, observa-se como se o próprio planeta intervenha nessas relações, tornando-a mais adequada à sobrevivência dos organismos. Nosso planeta, ou Gaia (em homenagem a deusa da “mãe natureza), possui capacidade de auto-regulação a partir da interação entre seres vivos (os 5 Reinos citados acima) e os nãos vivos (fogo, terra, água, ar, éter)

O Poder do Ser Humano

Ocupamos o topo da cadeia alimentar e somos dotados de autoconsciência e capacidade de superar limites e impor nossas vontades sobre a Terra os animais. E é justamente dessa capacidade de transformação que origina o verdadeiro Poder do Ser Humano: transformar o mundo a sua volta. Praticamente tudo que fazemos como civilização envolve algum nível de transformação. Seja na alquimia da culinária diária, no processo de industrialização, ou no impacto individual que provocamos no meio ambiente
As ações dos seres humanos no planeta tem provocado ajustamentos por parte do planeta, uma vez que estamos intervindo no equilíbrio e manutenção da vida. A emissão de gáses nocivos na atmosfera, o desmatamentos desmedido das florestas, a concentração de renda, a destruição de afluentes e rios causam sérios danos ao grande organismo vivo e aos outros seres vivos, inclusive ao próprio ser humano. A intensificação de fenômenos climáticos é consequência das nossas próprias ações.
Dentro da visão da Teoria de Gaia, o Ser Humano é a espécie responsável pelo papel de intervir e transformar sua estrutura e ambiente com o objetivo de facilitar, fortalecer e proteger a evolução da vida. Por exemplo, para se desenvolver uma cidade é preciso muita intervenção. Apenas desta forma, pode-se garantir uma vida digna às pessoas, com lazer, saúde, saneamento básico, transporte, etc. Sendo assim, o Ser Humano transforma o ambiente para possibilitar a prosperidade da sua espécie. O problema atual é o pensamento individual, e não sistêmico, da vida. Devemos (e podemos) utilizar nosso poder de transformação, mas sob a ótica de TODAS as espécies que compõe o equilíbrio do ambiente afetado. E não apenas em benefício de nós mesmos. Podemos construir cidades, mas da forma mais equilibrada possível.
Nosso planeta chegou ao momento de estafa por nossas ações, e agora precisa também da nossa atuação para não entrar em colapso. Somos responsáveis por tudo isso. Devemos enfrentar as consequências e provar que podemos reconstruir tão bem quanto destruímos.

A humanidade precisa acordar para a realidade da vida

Através de meios externos que impuseram crenças e costumes, fomos levados a escolher o caminho que está devastando o nosso planeta, o caminho da predação, exploração e individualização das relações. “Eu tenho”, “Eu quero”, “Eu lucro”, “Eu mereço”,  “Eu Posso”. Nos esquecemos do “Nós”. Aprendemos a exercer o PODER SOBRE e não o PODER COM.
Nos esquecemos que a vida é feita de um perfeito equilíbrio e que somos parte desse ambiente e evolução. Não como visitantes, mas como parte integrante. Nossas células são formadas pelos mesmos elementos que formam nossas praias, montanhas e rios. Nós SOMOS a Terra, e não apenas estamos na Terra. Ao menos enquanto permanecermos em corpo físico vivenciando sua realidade.
Diante deste momento de transição planetária, precisamos urgentemente “acordarmos” para a realidade da vida. A necessidade de contribuirmos para a manutenção/correção/regeneração dos padrões saudáveis e equilibrados da vida. Só assim conseguiremos superar centenas de anos de destruição em décadas de renascimento.

post-05-16-5-1

Como Podemos Transformar o Ambiente

Como Ser Humano, você tem o poder de transformar o seu meio. E ele pode ser exercido não apenas em sua interpretação básica de intervenção ambiental ou transformações físicas. Lembre-se da frase “Tudo que nossos olhos veem são como pálidos reflexos do que existe verdadeiramente”. Sendo assim, seus pensamentos, sentimentos, expressões e palavras afetam a realidade a seu redor, da mesma forma que uma retroescavadeira retira a terra de um morro. É isso que a física quântica também tem demonstrado.
Repare como a irritação, stress, impaciência, raiva, pessimiso e rancor das outras pessoas e notícias interferem nos seus padrões de pensamento e sentimento. Perceba como você é contaminado por toda essa energia que se amontoa em tempos (eternos) de “crises e recessões”.
Escolha se tornar consciente deste processo e DECIDIR não fazer parte de sua rede de influência. Para isso, você vai precisar se auto-conhecer para ACEITAR E SUPERAR seus erros e limitações. O desespero e a revolta devem ser inteiramente superados para você se desconectar da frequência desses sentimentos.
Somos como estações de rádio. Captamos e atraímos as frequências dos pensamentos e sentimentos que emitimos.
Sendo assim, devemos reivindicar nossa capacidade de transformação para conseguirmos impor no planeta o futuro de paz e harmonia que somos capazes de construir juntos com a Sabedoria nos pensamentos e o Amor nos sentimentos.
 Fonte: https://jornalistadanovaera.wordpress.com/category/ensinamentos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário